domingo, 29 de novembro de 2015

Afinal, mais uma edição de Black Friday ou Black Fraude ?

Black Friday é uma promoção de vendas que teve origem nos Estados Unidos e ocorre sempre na 4ª sexta-feira de novembro após o feriado americano de Ação de Graças. Essa promoção ocorre tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais na Internet. 
Essa promoção foi importada em 2010 para o Brasil por algumas cadeias de lojas de varejo e veio crescendo a cada ano. Lojas anunciam até 80% de desconto em produtos selecionados para a promoção. Por causa de algumas promoções que na verdade estavam cobrando o preço real do produto informando um preço maior com desconto, houveram muitas reclamações de consumidores que apelidaram o evento como Black Fraude.
Em função de algumas fraudes comprovadas o Procon passou a atuar e a autuar algumas lojas por promoções enganosas. Nesta última edição o Procon do RJ e o de SP o maior número de reclamações até o momento foram com relação a sites de compras da empresa B2W (Submarino, Americanas e Shoptime) e Livraria Saraiva. 
Segundo o Procon de SP as maiores queixas foram de propaganda enganosa, dificuldade na finalização da compra e divergência de valores.
É verdade que ocorreram e ainda estão ocorrendo muitas promoções. Muitas lojas e sites prorrogaram os descontos até hoje, domingo. As melhores ofertas se esgotaram na maioria das lojas na sexta-feira.
Nem tudo que foi anunciado como uma super promoção, correspondia realmente a uma promoção. E muitos consumidores já estão declarando tererm passado o Red Saturday ( Sábado Vermelho)  em alusão às contas no vermelho (cheque especial e cartão de crédito) após o entusiasmo com as compras da  Black Friday.
Consumidores americanos aguardando a abertura de loja e a disputa por ofertas

Economistas recomendam que mais que uma espera por promoção de vendas, o consumidor adote uma nova postura de comportamento também em função da crise pela qual o país está passando. Estamos num cenário de taxa de câmbio elevada que aumenta os preços de produtos importados incluindo produtos eletrônicos e alguns alimentos que estão gerando inflação. Antes de qualquer compra, devemos nos perguntar o motivo pelo qual estamos comprando. Realmente precisamos ? Se precisamos então vamos fazer uma pesquisa de preços, Procurar lojas físicas e virtuais. Pechinchar o preço com o vendedor da loja informando onde encontrou preço mais em conta e se é possível cobrir a oferta. Proteja seu bolso, faça seu dinheiro render mais ! Teve alguma experiência boa ou ruim ? Deixe seu relato nos comentários.

6 comentários:

  1. Na minha opinião Black Friday verdadeira é somente nos Estados Unidos. Aqui no Brasil é enganação !

    ResponderExcluir
  2. Se todos fizessem uma pesquisa aos preços, a partir de um mês antes.
    Com certeza.Não comprariam gato por lebre.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, isso é puro marketing apenas...

    ResponderExcluir
  4. No Brasil, isso é puro marketing apenas...

    ResponderExcluir
  5. Enquanto nos EUA a Black Friday é algoo cultural aqui no Brasil veio de uma forma meio que imposta. Os comerciantes e consumidores ainda não sabem lidar com ela. Esse ano eu até vi algumas melhorias e vantagens. Mas um absurdo que vivenciei em duas lojas mostra o quanto a mentalidade nacional ainda é deturbada: os vendedores recusara-se a embrulhar para presentes as minhas comprar "por ser Black Friday". Algo do tipo "já estamos de dando desconto e voce ainda que embrulho" Acho que essa situação corrobora a minha afirmativa inicial.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a cópia não seguiu o original e, com o jeitinho brasileiro, está mais para black fraude.
    Só procurando muito e se preparando pra conseguir preços que valhama pena...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário. Abraço, Mauricio Coutinho